Apresentação
O transporte de cargas no Brasil sofre muitas fraudes. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística), em 2014 o roubo de cargas causou prejuízo de R$ 1 bilhão e cresceu 16% no ano. O furto de combustíveis causa transtornos para distribuidores, transportadores e sociedades, além de comprometer o desempenho de empresas e oferecer riscos de explosão, incêndio, intoxicação, contaminação e derramamentos. Em 2015, uma única quadrilha presa em Manaus furtava e revendia 500.000 litros de óleo diesel por mês, causando transtornos no abastecimento de energia e diesel e um prejuízo estimado em R$ 24 milhões.
Fibras óticas têm sido utilizadas com sucesso em aplicações tradicionais como transmissão de dados e iluminação, ou aplicações alternativas como sensores, lasers e também instrumentos médicos. Sua utilização em conjunto com circuitos inteligentes e módulos de comunicação proporciona uma aplicação como dispositivo para garantir segurança ao transporte de diversas cargas, inclusive combustíveis em caminhões tanque.
A tecnologia encontra-se em TRL (technology readiness level) 5, evidenciado pela já validação do sensoriamento em testes feitos para o controle de chaves seccionadoras de subestações elétricas. Incentivos a Investimentos em Inovação, Incentivos financeiros e fiscais estão disponíveis para empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Deduções fiscais, empréstimos com taxas de juros subsidiadas e até mesmo sem a necessidade de reembolso proporcionam impactos importantes nas finanças destas empresas.
Principais Benefícios
• A inovação propõe a utilização de sensores baseados em fibras óticas para identificar e armazenar horários de ocorrência de eventos de abertura e fechamento das válvulas do caminhão tanque, para posterior comunicação sem fio com um dispositivo externo. Além dessas características optoeletrônicas, os sensores devem ser seguros, invioláveis, baratos e adequados às regulamentações pertinentes.
• Esta abordagem permite a confirmação de que as válvulas do caminhão tanque tenham sido abertas e fechadas somente em locais e horários de origem e destino do produto transportado, impedindo ações fraudulentas.
Desenvolvimentos futuros permitirão a aplicação da tecnologia em diversos outros segmentos:
– Monitoramento de portas de caminhões para transporte de diversas outras cargas: medicamentos, cigarros e eletrônicos
– Monitoramento remoto de válvulas em operação em plantas industriais de diversos segmentos como petroquímica, química, ambientes tóxicos ou perigosos
Principais Aplicações
• Os desenvolvimentos serão realizados pela hubz, em associação com o LIF, Laboratório de Instrumentação e Fotônica da Coppe/UFRJ. A hubz acumula experiência na estruturação e execução de projetos inovadores, com o objetivo levar ao mercado inovações baseadas em tecnologias emergentes. O LIF é um laboratório multidisciplinar que atua em projetos de P&D em tecnologia fotônica, consultoria em instrumentação, sensoriamento e sistemas a fibras ópticas para as áreas de telecomunicações, industrial, biomédica, petróleo, meio ambiente e energia
Aperfeiçoar e testar protótipo funcional de dispositivo que utiliza fibra óptica para aumento da segurança e eficiência na logística de combustíveis e do desempenho no transporte terrestre de combustível.